APRESENTAÇÃO

A Área Metropolitana do Porto (AMP) é uma associação de municípios de direito público com fins múltiplos, cujo território é definido pela NUT III correspondente, conforme definido na Lei 75/2013, no Regulamento (CE) n.º 1059/2003 relativo às unidades territoriais estatísticas (NUTS). Nesse sentido, a AMP representa a subregião com maior relevo no contexto da região Norte de Portugal e a segunda área metropolitana nacional. Esse papel resulta do facto de incluir infraestruturas fundamentais como o aeroporto, o porto de mar, a rede rodoviária, a rede ferroviária, a maior universidade do País e um tecido produtivo historicamente importante. Além disso, inclui a segunda cidade mais importante do País, o Porto, bem como o conjunto de importantes municípios que se constitui em torno dessa centralidade.

A AMP, enquanto estrutura institucional, tem como missão promover o planeamento e a gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental do território. A AMP possui um leque abrangente de funcionalidades que se centram principalmente no trabalho de uma equipa de representantes políticos e de técnicos qualificados, que procuram articular e promover os projetos comuns aos municípios que a compõem. A entidade tem, igualmente, funções de representação dos municípios e de gestão, em diferentes estruturas e entidades de importância metropolitana, como é o caso das empresas públicas de transportes, entidades reguladoras, agências regionais de desenvolvimento, agência de energia, instituições culturais, sociais e de turismo.

 



Caracterização da AMP


A AMP e o seu Território

O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.


A AMP e os seus Municípios

Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.


A AMP em Números

A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.


PÓVOA DEVARZIM VILA DOCONDE TROFA MAIA VALONGO GONDOMAR PAREDES MATOSINHOS PORTO VILA NOVADE GAIA ESPINHO SANTA MARIADA FEIRA SÃO JOÃODA MADEIRA OLIVEIRADEAZEMÉIS VALE DECAMBRA AROUCA SANTOTIRSO