O Metro do Porto é um sistema de transporte público da Área Metropolitana do Porto, que consiste numa rede ferroviária eletrificada subterrânea no centro do Porto e à superfície na periferia.

É uma rede repartida em 6 linhas de metropolitano e espalhadas por sete concelhos da AMP: Porto, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Gondomar. Possui um total de 81 estações distribuídas por 70 km de linhas comerciais duplicadas, maioritariamente à superfície, com 9,5 km da rede enterrada.

O Metro ligeiro de superfície da Área Metropolitana do Porto foi desenvolvido para combinar as vantagens do funcionamento dos sistemas de metro convencionais, com as vantagens da acessibilidade e do conforto emocional do transporte público de superfície. E é o facto de se ter desenvolvido para interagir diretamente com a cidade que faz com que haja uma fortíssima componente de integração urbana que ultrapassa os aspetos arquitetónicos das infra-estruturas do próprio sistema.

O Metro do Porto concilia as necessidades de mobilidade com os deveres de segurança, respeito pelo ambiente e responsabilidade social.

O conceito de mobilidade refere-se à preocupação que o Metro do Porto tem com os cidadãos portadores de deficiência, idosos, crianças, grávidas, adultos com crianças pequenas, pessoas temporariamente incapacitadas fisicamente e pessoas com bagagens e compras.

_ A estrutura acionista contempla o Estado Português, direta e indiretamente através da STCP e da CP, com 60% do capital social e a Área Metropolitana do Porto com 40% (englobando os Municípios abrangidos pelo sistema de metro ligeiro).

http://www.metrodoporto.pt/

 

 



Caracterização da AMP


A AMP e o seu Território

O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.


A AMP e os seus Municípios

Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.


A AMP em Números

A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.


PÓVOA DEVARZIM VILA DOCONDE TROFA MAIA VALONGO GONDOMAR PAREDES MATOSINHOS PORTO VILA NOVADE GAIA ESPINHO SANTA MARIADA FEIRA SÃO JOÃODA MADEIRA OLIVEIRADEAZEMÉIS VALE DECAMBRA AROUCA SANTOTIRSO