A EMA (European Metropolitan Authorities) é uma rede onde representantes políticos das principais cidades europeias discutem os maiores desafios da governação metropolitana europeia. Esta iniciativa foi apresentada em 2015 pela Área Metropolitana de Barcelona e tornou-se uma plataforma de diálogo político entre áreas metropolitanas e cidades, instituições europeias e governos nacionais.
Todos os anos é oragnizado um fórum com o objetivo de definir as bases da colaboração entre as principais metrópoles europeias e as suas relações com os governos nacionais e as instituições europeias.
O principal objetivo da EMA é fornecer um espaço para discutir os desafios da governança metropolitana europeia e definir as bases para a colaboração entre as principais metrópoles da Europa. Este trabalho conjunto reflecte-se em estudos, reuniões e projectos, e num fórum anual que conclui com uma declaração política adoptada pelos participantes, defendendo uma dimensão metropolitana das políticas europeias.
A EMA tornou-se também uma plataforma ativa de diálogo com altos representantes da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e do Comité das Regiões.
O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.
Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.
A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.