O Projeto IMPACTO AEC-AMP resultou do desenvolvimento de uma investigação aplicada, coordenada científica e tecnicamente pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto em parceria com o Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte, e sustentada em forte participação da comunidade escolar dos municípios da AMP (alunos, pais, professores e assistentes operacionais, num total de 10126 participantes) .

Através do projeto foram produzidos indicadores que permitem aos municípios da AMP avaliar o impacto social e as condições de implementação das AEC no seu território:

Indicador 1 - Satisfação e atitude dos atores do contexto-escola em relação AEC

Indicador 2 - Impacto percebido das AEC em dimensões do desenvolvimento do aluno

Indicador 3 - Impacto social das AEC na vida das famílias

Indicador 4 - Qualidade do contexto-escola para implementação das AEC.

Encontram-se aqui disponíveis os relatórios síntese, relatório final e resumo, com a descrição detalhada do processo, metodologias e resultados obtidos neste estudo realizado junto da comunidade escolar dos municípios da AMP e que contou com a colaboração de 53 técnicos municipais, na qualidade de Investigadores de terreno.





Caracterização da AMP


A AMP e o seu Território

O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.


A AMP e os seus Municípios

Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.


A AMP em Números

A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.


PÓVOA DEVARZIM VILA DOCONDE TROFA MAIA VALONGO GONDOMAR PAREDES MATOSINHOS PORTO VILA NOVADE GAIA ESPINHO SANTA MARIADA FEIRA SÃO JOÃODA MADEIRA OLIVEIRADEAZEMÉIS VALE DECAMBRA AROUCA SANTOTIRSO