Centro de Inovação Social Metropolitano (CIS-M)

Com o objetivo de criar as condições para o desenvolvimento de um ecossistema potenciador da inovação social, a AMP constituiu O CENTRO DE INOVAÇÃO SOCIAL METROPOLITANO (CIS-M), enquanto instrumento de promoção e valorização deste setor, servindo de veículo para que os municípios e os atores de todos os setores tenham um papel ativo na formulação e implementação de novas soluções para os desafios sociais que enfrentam.

O ecossistema CIS-M irá assim potenciar projetos de inovação social, apresentando-se como um facilitador no acesso a:

  • Apoio financeiro: doações, micro-investimentos, acesso a capital de risco, etc;
  • Criação de redes entre inovadores sociais e o ecossistema empreendedor: empreendedores, inovadores sociais, investidores de negócio e mentores;
  • Desenvolvimento e reforço de competências, particularmente: empreendedorismo, desenvolvimento de negócio;
  • Infraestruturas para desenvolvimento dos negócios sociais –prototipagem de modelos de negócio através de processos de experimentação do projeto que permita testar e avaliar a ideia em ambiente real a baixo custo.

Atualmente, o CIS-M desenvolve-se em dois polos, a Sanjotec e a Fábrica de Santo Thyrso, otimizando os recursos já existentes nestas duas incubadoras tecnológicas e desafiando-as a adotar uma noção mais ampla de inovação e negócios, nomeadamente, a inovação social e os negócios sociais.

O CIS-M desafia a perspetiva tradicional de responder aos complexos problemas societais, assumindo-se como um instrumento de capacitação dos indivíduos e exploração do potencial da INOVAÇÃO SOCIAL existente nos municípios da AMP.

Concurso Ideias Inovação Social CIS-M
 

 

IDEIAS PARA A SOCIEDADE – TODOS A PENSAR SOCIAL

 

Com o intuito de promover uma cultura de inovação social nos municípios e capacitar as pessoas para desenvolver as suas ideias de forma sustentável, foi lançado o concurso de ideias inovação social CIS-M – ideias para a sociedade, iniciando um caminho para o desenvolvimento sustentável da inovação social na AMP.

O concurso TODOS A PENSAR SOCIAL pretendeu desafiar pessoas da AMP de todas as áreas do conhecimento a encontrar as melhores ideias de inovação social para ajudar a resolver problemas sociais e ambientais de forma sustentável.

Site do concurso: www.cis-m.org

 

Campus da Inovação Social

 

O Campus de Inovação Social teve lugar num dos pólos do CIS-M, a Sanjotec, e constituiu o Prémio de capacitação para os 10 finalistas selecionados no âmbito do concurso de ideias Todos a Pensar Social.

Enquanto prémio de capacitação, o Campus de Inovação Social apresentou-se como um programa de desenvolvimento intensivo com a duração de dois dias para os empreendedores sociais promotores das ideias finalistas poderem desenvolver a sua ideia, experimentarem a pré-incubação a que as startups tecnológicas têm acesso, particularmente, através de mentoria e apoio na elaboração do Plano de Negócios, desenvolvimento do projeto, na constituição da empresa e contacto com potenciais investidores.

O Campus de Inovação Social baseou-se em ações-chave como workshops temáticos presididos por peritos da área do empreendedorismo e da inovação social, sessões de trabalho com os mentores e preparação de um pitch forte final apresentado a um painel de júri.

Consulte o roteiro

Veja o vídeo.

Fase final do Concurso de Ideias de Inovação Social CIS-M

 

A sessão final decorreu num dos pólos de interface do CIS-M, Fábrica de Sto Thyrso, com abertura ao público em geral, onde foi feito um breve enquadramento das 3 fases do Concurso de ideias de inovação social, apresentação do campus de inovação social e atribuição de um certificado de participação no campus aos promotores das ideias finalistas. 

As 3 ideias vencedoras do Concurso de ideias de Inovação Social foram escolhidas por apresentarem um maior potencial de desenvolvimento e capacidade de crescer e por conterem os elementos essenciais da inovação social na sua génese, nomeadamente, a Inovação, a Sustentabilidade com uma clara Orientação para o mercado sustentada em Tecnologia crítica para a dimensão de escala, sem nunca perderem de vista a vertente da sua missão social.

Os projetos vencedores são intermunicipais atendendo a sua territorialidade, particularmente da Povoa de Varzim, de Gondomar e do Porto, e serão os primeiros negócios sociais com a assinatura CIS-M.

Veja as fotos da Sessão.

 


 

 





Caracterização da AMP


A AMP e o seu Território

O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.


A AMP e os seus Municípios

Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.


A AMP em Números

A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.


PÓVOA DEVARZIM VILA DOCONDE TROFA MAIA VALONGO GONDOMAR PAREDES MATOSINHOS PORTO VILA NOVADE GAIA ESPINHO SANTA MARIADA FEIRA SÃO JOÃODA MADEIRA OLIVEIRADEAZEMÉIS VALE DECAMBRA AROUCA SANTOTIRSO