Investimento Social – Implementação do sistema de identificação ColorADD na AMP

No contexto da AMP, foi identificado o sistema ColorADD, enquanto projeto internacionalmente reconhecido de Inovação e Empreendedorismo Social, sendo a sua implementação nos municípios da AMP um fator importante de diferenciação neste domínio mas igualmente de competitividade em termos económicos.

Neste sentido, está em curso a implementação do sistema de identificação de cores ColorADD na AMP, em três áreas estratégicas: Cultura, Educação e Turismo.

Com este projeto, a AMP assume-se como a primeira região do mundo inclusiva pela cor, posicionando-se na vanguarda da operacionalização das orientações estratégicas da Europa 2020, e reforçando a Identidade Metropolitana associada a valores como a Inclusão e a Inovação.

Consulte aqui informação sobre:

 

Conhecer o ColorADD

 

O código ColorADD é um Sistema de Identificação das Cores premiado com a Medalha de Ouro da Comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Uma ferramenta que procura garantir a plena integração de um público daltónico sempre que a Cor é fator determinante na comunicação e na aprendizagem.

ColorADD

 

ColorADD e a Educação na AMP

 

No domínio estratégico da Educação, a ColorADD SOCIAL está a sensibilizar a comunidade Escolar do 1º Ciclo da AMP, sobre o Daltonismo e seu impacto ao nível da exclusão social precoce. A dinamização das "Sessões de Sensibilização" são um primeiro passo a "uma Escola mais Inclusiva pela cor" e reúne nos Agrupamentos Escolares, professores, professores de educação especial, auxiliares da ação educativa, outros técnicos de educação, alunos e encarregados de educação. Complementarmente neste âmbito, a ColorADD SOCIAL promove "Ações de Rastreio ao Daltonismo" e a implementação do Sistema de Identificação de Cores, no espaço Escola, como são exemplo as Bibliotecas Escolares, seguindo as recomendações CDU (UNESCO). Veja aqui fotos das sessões

 





Caracterização da AMP


A AMP e o seu Território

O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.


A AMP e os seus Municípios

Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.


A AMP em Números

A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.


PÓVOA DEVARZIM VILA DOCONDE TROFA MAIA VALONGO GONDOMAR PAREDES MATOSINHOS PORTO VILA NOVADE GAIA ESPINHO SANTA MARIADA FEIRA SÃO JOÃODA MADEIRA OLIVEIRADEAZEMÉIS VALE DECAMBRA AROUCA SANTOTIRSO