Capacitação Institucional
Incubação
Investimento Social - ColorADD
AMPLIFICA – Aceleradora de Impacto
AMP METROLAB
Prémio AMP Empreendedor 2018
Prémio AMP Empreendedor 2019
Investimento Social – Implementação do sistema de identificação ColorADD na AMP
No contexto da AMP, foi identificado o sistema ColorADD, enquanto projeto internacionalmente reconhecido de Inovação e Empreendedorismo Social, sendo a sua implementação nos municípios da AMP um fator importante de diferenciação neste domínio mas igualmente de competitividade em termos económicos.
Neste sentido, está em curso a implementação do sistema de identificação de cores ColorADD na AMP, em três áreas estratégicas: Cultura, Educação e Turismo.
Com este projeto, a AMP assume-se como a primeira região do mundo inclusiva pela cor, posicionando-se na vanguarda da operacionalização das orientações estratégicas da Europa 2020, e reforçando a Identidade Metropolitana associada a valores como a Inclusão e a Inovação.
Consulte aqui informação sobre:
Conhecer o ColorADD
O código ColorADD é um Sistema de Identificação das Cores premiado com a Medalha de Ouro da Comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Uma ferramenta que procura garantir a plena integração de um público daltónico sempre que a Cor é fator determinante na comunicação e na aprendizagem.
![]() |
ColorADD |
ColorADD e a Educação na AMP
No domínio estratégico da Educação, a ColorADD SOCIAL está a sensibilizar a comunidade Escolar do 1º Ciclo da AMP, sobre o Daltonismo e seu impacto ao nível da exclusão social precoce. A dinamização das "Sessões de Sensibilização" são um primeiro passo a "uma Escola mais Inclusiva pela cor" e reúne nos Agrupamentos Escolares, professores, professores de educação especial, auxiliares da ação educativa, outros técnicos de educação, alunos e encarregados de educação. Complementarmente neste âmbito, a ColorADD SOCIAL promove "Ações de Rastreio ao Daltonismo" e a implementação do Sistema de Identificação de Cores, no espaço Escola, como são exemplo as Bibliotecas Escolares, seguindo as recomendações CDU (UNESCO). Veja aqui fotos das sessões