Capacitação Institucional
Incubação
Investimento Social - ColorADD
AMPLIFICA – Aceleradora de Impacto
AMP METROLAB
Prémio AMP Empreendedor 2018
Prémio AMP Empreendedor 2019
A iniciativa AMP METROLAB visa promover a competitividade, a inovação e a internacionalização da estrutura económica metropolitana, e é constituída três pilares fundamentais: Qualificação, Internacionalização e Promoção do Espírito Empresarial. Estes três pilares manifestam-se através de 3 projetos financiados pelos Sistemas de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) do NORTE 2020:
- AMP URBINOV resulta da necessidade de organizar e dinamizar o ecossistema de inovação da Área Metropolitana do Porto. Com este projeto pretendemos também sensibilizar a base institucional metropolitana para a inovação aberta e a economia circular. O projeto visa integrar e articular a ação coletiva à escala metropolitana, aumentando a sua eficiência e eficácia, assim como gerar bens coletivos que respondam a falhas e desafios de natureza coletiva na prossecução dos desafios da especialização inteligente. Neste sentido, o projeto propõe-se em primeiro lugar, identificar as principais organizações com competências relevadas nos processos de inovação em rede e as relações interorganizacionais que se estabelecem e as escalas territoriais envolvidas. Analisar as geometrias e graus de especialização e variedade relacional presentes, atendendo à base de conhecimento (tecnológico) e aos setores de aplicação a que se dirigem; por fim, refletir as múltiplas escalas territoriais. O URBINOV é um projeto em parceria com a LIPOR.
- AMP START & SCALE e tem como objetivo a promoção do espírito empresarial na Área Metropolitana do Porto, através da articulação e dinamização das condições de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, visando a facilitação e qualificação do processo de criação e desenvolvimento de empresas assentes na estratégia regional de especialização inteligente. O projeto será desenvolvido em copromoção pela Área Metropolitana do Porto e pela Associação Porto Digital. O projeto surge da necessidade de organizar e dinamizar o ecossistema de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo na Área Metropolitana do Porto, de forma a que seja mais fácil alimentar o pipeline de geração de novas iniciativas empreendedoras no território (Start Up), e que simultaneamente seja possível acelerar o crescimento das startups já em atividade, com potencial e oportunidades para alavancar os seus negócios à escala global (Scale Up). Ou seja, o projeto visa integrar e articular a ação coletiva.
- AMP ATTRACTION visa contribuir para a melhoria da visibilidade internacional do ecossistema de apoio ao empreendedorismo da AMP tendo como objetivo intervir ao nível das variáveis suscetíveis de contribuir para o reforço da atratividade e captação de novas iniciativas empresariais estrangeiras. Visa, ainda, contribuir para o aprofundamento da vocação do Europarque enquanto infraestrutura de suporte à internacionalização da AMP e da Região Norte. O ATTRACTION é realizado em parceria com a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria.
Atividades METROLAB
No âmbito do projeto AMP URBINOV a AMP vai realizar 6 workshops destinados à promoção da inovação aberta, através de “Data Match Making” entre fornecedores de dados (públicos e privados) e os ecosistemas locais de utilizadores, programadores, designers, start ups que operem com open data e comunidades científicas e académicas.
3 de maio - URBINOV AMP - identificação e priorização de domínios transversais para a abertura de dados
17 de maio - URBINOV AMP- Data Match Making I
04 de junho – URBINOV AMP- Data Match Making II
14 de junho – URBINOV AMP- Data Match Making III
25 de junho – URBINOV AMP- Data Match Making IV
Como output dos workshops realizados a AMP irá promover um Concurso no dia 07 de julho, no Convento Corpus Christi em Vila Nova de Gaia, no qual serão atribuídos 2 categorias de prémios: Hackaton e Prototipagem.
Estas ações visam dinamizar novos ecossistemas inovadores e mobilizar práticas de inovação aberta e cocriação em torno de desafios concretos associados à mobilidade, ambiente, energia, turismo, entre outros, nos municípios da Área Metropolitana do Porto.
Os workshops e hackaton combinam a experimentação de novas práticas de abertura de dados dos municípios (e de outras organizações) – “open data” – com um leque de incentivos de apoio à cocriação de soluções inovadoras e de desenvolvimento de novos negócios na região.
Associado aos desígnios anteriores, estas iniciativas visam criar condições para testar novos modelos de práticas públicas que permitam o desenvolvimento prévio de protótipos e soluções mais adaptadas às necessidades dos municípios através do envolvimento de ecossistemas de PMEs, novos empreendedores e outros atores do sistema científico e tecnológico.
Concurso METROLAB AMP
Estudos
- Estruturação das cadeias de valor e identificação dos domínios de especialização de aposta na AMP
- Estudo-Ação sobre iniciativas de dados abertos e inovação aberta em cidades e áreas metropolitanas