Capacitação Institucional – Mais inovação e empreendedorismo social na AMP

O programa de promoção do empreendedorismo e inovação social – Mais inovação e empreendedorismo social na AMP, foi coordenado e desenvolvido pelo Instituto de Empreendedorismo Social (IES) e envolveu o diagnóstico e mapeamento de projetos e iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social do território, a capacitação técnica dos municípios e a sensibilização e capacitação de agentes de desenvolvimento local.

Este trabalho baseou-se numa metodologia própria, única, inovadora e reconhecida pelo INSEAD (Instituto Europeu de Gestão), para a identificação das melhores práticas com base nas necessidades e desafios sociais locais, identificando todas as soluções e analisando o potencial de empreendedorismo e inovação social para capacitação e maximização de resultados com integração dos recursos existentes.

Encontram-se aqui disponíveis as iniciativas e documentos estratégicos desenvolvidos no âmbito deste projeto, enquanto elementos chave para a definição da estratégia metropolitana de formação, capacitação e promoção das iniciativas de inovação e empreendedorismo social identificadas nos municípios da Área Metropolitana do Porto:

 

Quem se importa – O filme do Empreendedorismo Social  

 

Com o intuito de sensibilizar a comunidade metropolitana para esta nova forma de olhar e intervir a nível social, foram realizadas várias sessões de visualização e debate do filme Quem se Importa em todos os municípios da AMP, com a participação Empreendedores Sociais de referência locais e nacionais. Este filme é reconhecido com o grau de recomendação pela UNESCO.

 

Vídeo - Caso de estudo AMP

 

 

No âmbito do projeto de capacitação institucional, foi elaborado um vídeo que retrata o Empreendedorismo Social na AMP como região com alto potencial do setor. Neste vídeo participam empreendedores sociais, experts e interlocutores municipais.
 

 

 

 





Caracterização da AMP


A AMP e o seu Território

O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.


A AMP e os seus Municípios

Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.


A AMP em Números

A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.


PÓVOA DEVARZIM VILA DOCONDE TROFA MAIA VALONGO GONDOMAR PAREDES MATOSINHOS PORTO VILA NOVADE GAIA ESPINHO SANTA MARIADA FEIRA SÃO JOÃODA MADEIRA OLIVEIRADEAZEMÉIS VALE DECAMBRA AROUCA SANTOTIRSO