Capacitação Institucional
Incubação
Investimento Social - ColorADD
AMPLIFICA – Aceleradora de Impacto
AMP METROLAB
Prémio AMP Empreendedor 2018
Prémio AMP Empreendedor 2019
Capacitação Institucional – Mais inovação e empreendedorismo social na AMP
O programa de promoção do empreendedorismo e inovação social – Mais inovação e empreendedorismo social na AMP, foi coordenado e desenvolvido pelo Instituto de Empreendedorismo Social (IES) e envolveu o diagnóstico e mapeamento de projetos e iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social do território, a capacitação técnica dos municípios e a sensibilização e capacitação de agentes de desenvolvimento local.
Este trabalho baseou-se numa metodologia própria, única, inovadora e reconhecida pelo INSEAD (Instituto Europeu de Gestão), para a identificação das melhores práticas com base nas necessidades e desafios sociais locais, identificando todas as soluções e analisando o potencial de empreendedorismo e inovação social para capacitação e maximização de resultados com integração dos recursos existentes.
Encontram-se aqui disponíveis as iniciativas e documentos estratégicos desenvolvidos no âmbito deste projeto, enquanto elementos chave para a definição da estratégia metropolitana de formação, capacitação e promoção das iniciativas de inovação e empreendedorismo social identificadas nos municípios da Área Metropolitana do Porto:
Quem se importa – O filme do Empreendedorismo Social
Com o intuito de sensibilizar a comunidade metropolitana para esta nova forma de olhar e intervir a nível social, foram realizadas várias sessões de visualização e debate do filme Quem se Importa em todos os municípios da AMP, com a participação Empreendedores Sociais de referência locais e nacionais. Este filme é reconhecido com o grau de recomendação pela UNESCO.
Vídeo - Caso de estudo AMP
No âmbito do projeto de capacitação institucional, foi elaborado um vídeo que retrata o Empreendedorismo Social na AMP como região com alto potencial do setor. Neste vídeo participam empreendedores sociais, experts e interlocutores municipais.