Aprovada hoje pelo Conselho Metropolitano a Versão Zero do documento que lança as bases do futuro da ação cultural da Área Metropolitana do Porto.

Resultado de um primeiro encontro entre municípios, agentes culturais, academia, entidades regionais e comunidade, em maio de 2022, este documento preconiza uma forma de estar, de pensar, de fazer e de orientar assente num conjunto de Princípios Orientadores e Áreas Prioritárias de Atuação partilhados a nível metropolitano.

Com esta primeira versão – ou a Versão Zero – a AMP pretende dar continuidade ao processo de consulta e de diálogo com os municípios, o setor cultural e a comunidade, com vista à materialização de um compromisso comum que garanta a implementação de políticas metropolitanas para a cultura nos próximos anos.

Este processo de consulta e de diálogo aberto e participado continuará a decorrer nos próximos meses, prevendo a convocação de decisores, agentes culturais e a comunidade para sessões de reflexão e discussão desta Versão Zero em cada município, com vista ao aprofundamento do documento rumo a uma versão final.

Entretanto, a AMP convida todos e todas a conhecerem a primeira versão da Carta Metropolitana para a Cultura e a partilharam as suas ideias, comentários e sugestões nos canais de Facebook e Instagram do MATER 17, ou através do endereço mater17@amp.pt

 

 

Conheça a proposta da versão final da Carta Metropolitana para a Cultura aqui.

 





Caracterização da AMP


A AMP e o seu Território

O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.


A AMP e os seus Municípios

Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.


A AMP em Números

A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.


PÓVOA DEVARZIM VILA DOCONDE TROFA MAIA VALONGO GONDOMAR PAREDES MATOSINHOS PORTO VILA NOVADE GAIA ESPINHO SANTA MARIADA FEIRA SÃO JOÃODA MADEIRA OLIVEIRADEAZEMÉIS VALE DECAMBRA AROUCA SANTOTIRSO