Aprovada hoje pelo Conselho Metropolitano a Versão Zero do documento que lança as bases do futuro da ação cultural da Área Metropolitana do Porto.
Resultado de um primeiro encontro entre municípios, agentes culturais, academia, entidades regionais e comunidade, em maio de 2022, este documento preconiza uma forma de estar, de pensar, de fazer e de orientar assente num conjunto de Princípios Orientadores e Áreas Prioritárias de Atuação partilhados a nível metropolitano.
Com esta primeira versão – ou a Versão Zero – a AMP pretende dar continuidade ao processo de consulta e de diálogo com os municípios, o setor cultural e a comunidade, com vista à materialização de um compromisso comum que garanta a implementação de políticas metropolitanas para a cultura nos próximos anos.
Este processo de consulta e de diálogo aberto e participado continuará a decorrer nos próximos meses, prevendo a convocação de decisores, agentes culturais e a comunidade para sessões de reflexão e discussão desta Versão Zero em cada município, com vista ao aprofundamento do documento rumo a uma versão final.
Entretanto, a AMP convida todos e todas a conhecerem a primeira versão da Carta Metropolitana para a Cultura e a partilharam as suas ideias, comentários e sugestões nos canais de Facebook e Instagram do MATER 17, ou através do endereço mater17@amp.pt
Conheça a proposta da versão final da Carta Metropolitana para a Cultura aqui.