SMART-MR

 

O transporte em áreas urbanas, particularmente nas regiões metropolitanas, gera congestionamento e vastas emissões de gases com efeito de estufa e, portanto, impõe enormes desafios nas autoridades de modo a oferecer condições de vida saudáveis ​​para os habitantes e um ambiente favorável para as empresas. Assim, o objetivo geral da SMART-MR é apoiar a capacidade das autoridades locais e regionais em melhorar as políticas de transporte e fornecer medidas sustentáveis ​​para a adoção de transporte de baixo carbono e promover maior mobilidade nas regiões metropolitanas.

 

CIVITAS SUMPs-Up

 

O CIVITAS SUMPs-Up é um projeto financiado pela UE que reúne cidades europeias, investigadores, universidades, organizações ambientais, institutos na área do clima, consultores de transportes e especialistas em mobilidade numa iniciativa singular para ajudar as cidades a introduzir soluções de mobilidade mais limpas e sustentáveis.

O objetivo é ajudar as cidades a desenvolverem Planos de Mobilidade Urbana Sustentável - documentos estratégicos de planeamento a longo prazo que integrem todos os modos de transporte e contribuam para um desenvolvimento urbano, social e económico equilibrado.

A AMP faz parte do grupo de cidades líderes (Leadership Group).

 

PROSPERITY

 

A AMP em colaboração com o IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transporte participa no projeto Europeu “Prosperity” realizado no âmbito do programa Horizon 2020 que visa capacitar as autoridades locais na persecução de uma mobilidade urbana sustentável, nomeadamente através da adoção de novas abordagens estratégicas de planeamento de transportes a nível local que abranjam o transporte de mercadorias e de passageiros de forma integrada.





Caracterização da AMP


A AMP e o seu Território

O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.


A AMP e os seus Municípios

Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.


A AMP em Números

A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.


PÓVOA DEVARZIM VILA DOCONDE TROFA MAIA VALONGO GONDOMAR PAREDES MATOSINHOS PORTO VILA NOVADE GAIA ESPINHO SANTA MARIADA FEIRA SÃO JOÃODA MADEIRA OLIVEIRADEAZEMÉIS VALE DECAMBRA AROUCA SANTOTIRSO