O rio Leça, conta com 46,750 Km de extensão, nasce no lugar de Redundo, no concelho de Santo Tirso, atravessa os municípios de Valongo e Maia e desagua no mar em Matosinhos, estando toda a sua bacia hidrográfica inserida na área geográfica da AMP.

 

 

A Bacia do Vale do Leça corresponde a uma vasta área tendo sido identificado pelos diferentes municípios que a constituem quais as áreas que apresentam valor/potencialidades ecológicos, áreas que foram delimitadas e classificadas como Estrutura Ecológica.

Salienta-se que património natural e cultural existente no corredor do rio Leça, tem o potencial para se afirmar como um elemento estruturante da infraestrutura ecológica da AMP, da paisagem, do território e contribuir para o fomento do turismo de natureza, fornecendo simultaneamente serviços ambientais essenciais à população de toda a Área Metropolitana.

 

 

Dada a importância estratégica da temática, em 30 de novembro de 2018, o Conselho Metropolitano do Porto, aprovou um acordo de cooperação, entre os Municípios de Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos, com vista à realização de um estudo prévio para qualificação e valorização do corredor do rio Leça – Master Plan, que contenha elementos escritos e desenhados capazes de instruir iniciativas e promover um contexto de coerência dedicado ao corredor do rio Leça da nascente até à foz por se considerar ser necessário e fundamental articular as diversas estruturas ecológicas e ambientais dos vários municípios de modo a se poderem definir metodologias, estratégias gerais e princípios de ação intermunicipais, capazes de orientarem as intervenções que se venham a realizar ao longo do rio.

Acordo de cooperação (documento em anexo)





Caracterização da AMP


A AMP e o seu Território

O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.


A AMP e os seus Municípios

Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.


A AMP em Números

A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.


PÓVOA DEVARZIM VILA DOCONDE TROFA MAIA VALONGO GONDOMAR PAREDES MATOSINHOS PORTO VILA NOVADE GAIA ESPINHO SANTA MARIADA FEIRA SÃO JOÃODA MADEIRA OLIVEIRADEAZEMÉIS VALE DECAMBRA AROUCA SANTOTIRSO