O Tribunal de Contas deu hoje o visto aos 5 lotes do Concurso Público Internacional para Aquisição do Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros ...
Desenvolvimento de medidas que promovam transportes eficientes nas áreas metropolitanas
O transporte em áreas urbanas, particularmente nas regiões metropolitanas, gera congestionamento e vastas emissões de gases com efeito de estufa e, portanto, impõe enormes desafios nas autoridades de modo a oferecer condições de vida saudáveis para os habitantes e um ambiente favorável para as empresas. Assim, o objetivo geral da SMART-MR é apoiar a capacidade das autoridades locais e regionais em melhorar as políticas de transporte e fornecer medidas sustentáveis para a adoção de transporte de baixo carbono e promover maior mobilidade nas regiões metropolitanas.
Para atingir este objetivo, 10 parceiros do projeto a partir de 8 regiões metropolitanas (Oslo, Gotemburgo, Helsínquia, Budapeste, Ljubljana, Roma, Porto e Barcelona) irão partilhar as suas experiências em transporte e planeamento da mobilidade através da organização de 7 seminários. Em cada seminário, os parceiros irão transmitir uma análise em profundidade sobre a temática, descrever as boas práticas de cada uma das regiões e organizar uma visita de estudo. Serão apresentados e discutidos casos práticos de modo a produzir recomendações de políticas a adotar.
Entre setembro de 2016 e março de 2019 serão realizados os seguintes seminários:
Através dos resultados do projeto e por meio de eventos de divulgação (tais como reuniões políticas, a conferência final, e reuniões regionais de partes interessadas), o SMART MR pretende contribuir para a estratégia Europa 2020, para a política de coesão e do Programa Interreg Europa, auxiliando as autoridades de gestão e as autoridades regionais e locais na definição de novas políticas de transporte e mobilidade.
Em particular, as regiões metropolitanas irão preparar e implementar planos de ação para melhorar as políticas de transporte e os seus Instrumentos de Politica, através de:
- Fornecimento de transporte integrado ou planos urbanos de mobilidade sustentável;
- Desenvolvimento orientado para uma economia de baixo teor de carbono;
- Incluindo as partes interessadas (stakeholders) em atividades do projeto e na conceção e implementação dos planos de ação.
O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.
Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.
A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.