A riqueza cultural e natural de Santo Tirso assenta na diversidade. Há muito para descobrir, sentir e experimentar ao longo de todo o ano. Propomos, em formato sugestão ou recomendação, visitas e/ou estadas, a fim de “coabitarem” com a autenticidade de tais fortunas.
Em Santo Tirso a presença do “VERDE” é constante. Cabe aos dois rios principais do município, sustentar tal cenário. O Rio Leça promove a união com a natureza enquanto o Rio Ave, circunda a cidade de Santo Tirso e deixa-se admirar pelas centenas de utilizadores do Passeio das Margens do Ave.
Usufruir dos Parques é um ótimo sinal de exigência de qualidade de vida. Temos “de sobra” bons e válidos motivos para percorrerem de lés a lés os parques existentes no nosso território.
A escolha não é fácil mas deixamos uma dica: comece pelo Parque Urbano Sara Moreira e evolua para os restantes. A deslocação pode ser realizada a pé ou de bicicleta. A opção é sua!
As Festas e Romarias, manifestações populares típicas deste pedaço de terra, a norte de Portugal, procuram alegrar e manter a tradição (dividindo-se de forma harmoniosa, entre o laico e o religioso, a paisagem rural e a industrial, o passado e o presente).
Santo Tirso alberga Mosteiros e Conventos. Estes espaços de profundo recolhimento estão abrigados e protegidos e oferecem, por isso mesmo, excelentes condições para retiros espirituais ou simplesmente, para descanso (sob condições muito particulares).
Com uma população jovem, dinâmica e culturalmente empenhada, Santo Tirso tem assistido, nos últimos anos, ao aparecimento de novos espaços noturnos de lazer. A vida no centro da cidade é contagiante e fervilha de emoções.
A oferta inscrita na Agenda Cultural convida a participar ativamente na programação.
O Festival Internacional de Guitarra, o Mercado Nazareno, Santo Tirso, Aqui é Natal, Palcos – Festival de Teatro Amador, o Santo Tirso, Ultra Trilhos, e outros tantos programas, com conteúdos de relevo, são CONVITES OFICIAIS E IMPERDÍVEIS.
O Museu Internacional de Escultura Contemporânea, expressão máxima da escultura contemporânea ao ar livre, é único e singular.
Atrevemo-nos a afirmar que, conhecer o museu, é um desígnio maior.
Estamos aqui à sua espera…!
Mais informações:
http://www.cm-stirso.pt/
SUPERFÍCIE
136,6 km2
POPULAÇÃO
71.530 habitantes