Estrada da Circunvalação

 

O Relatório de Lançamento que pode ser consultado aqui, na sua versão final de janeiro de 2015, reflete os princípios metodológicos e programáticos para o desenho de um PROGRAMA METROPOLITANO PARA A QUALIFICAÇÃO URBANA DA CIRCUNVALAÇÃO - PMQUC. Este relatório resulta de uma série de sessões de trabalho do Grupo de Trabalho Estrada Nacional 12 (GT_N12) onde foram analisados e debatidos diversos documentos-contributo sectoriais, as visões de cada Município sobre o histórico associado a este tema, o alojamento do património de pensamento - objetivos, ideias e projetos - no quadro de circunstância atual e das novas expectativas. O relatório foi ainda apresentado e discutido com um conjunto de Entidades e Especialistas com importância relevante neste território.

O Grupo de Trabalho Estrada Nacional 12 (GT_N12) foi constituído pelo Conselho Metropolitano do Porto (CMdP) em 27 de Junho de 2014, tendo como responsável politico o Engº António Bragança Fernandes, Vice-presidente do CMdP e Presidente da Câmara Municipal da Maia. Integra quadros técnicos e/ou consultores dos quatro Municípios com jurisdição territorial sobre a esteira da Estrada Nacional nº12 e é coordenado pelo Prof. Arq. Manuel Correia Fernandes, M.I. Vereador da Câmara Municipal do Porto.

Estabilizado o Relatório de Lançamento foi acordado constituir um espaço polivalente de trabalho intermunicipal nas instalações da AMP,  que se “batizou” como “Sala do Risco AMP” com o objetivo de configurar um "Caderno de Requisitos / Termos de Referencia", técnica e institucionalmente robusto para incorporar as ações sequentes tendentes à fábrica de projetos e sua concretização em intervenções no terreno.



Caracterização da AMP


A AMP e o seu Território

O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.


A AMP e os seus Municípios

Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.


A AMP em Números

A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.


PÓVOA DEVARZIM VILA DOCONDE TROFA MAIA VALONGO GONDOMAR PAREDES MATOSINHOS PORTO VILA NOVADE GAIA ESPINHO SANTA MARIADA FEIRA SÃO JOÃODA MADEIRA OLIVEIRADEAZEMÉIS VALE DECAMBRA AROUCA SANTOTIRSO