O Relatório de Lançamento que pode ser consultado aqui, na sua versão final de janeiro de 2015, reflete os princípios metodológicos e programáticos para o desenho de um PROGRAMA METROPOLITANO PARA A QUALIFICAÇÃO URBANA DA CIRCUNVALAÇÃO - PMQUC. Este relatório resulta de uma série de sessões de trabalho do Grupo de Trabalho Estrada Nacional 12 (GT_N12) onde foram analisados e debatidos diversos documentos-contributo sectoriais, as visões de cada Município sobre o histórico associado a este tema, o alojamento do património de pensamento - objetivos, ideias e projetos - no quadro de circunstância atual e das novas expectativas. O relatório foi ainda apresentado e discutido com um conjunto de Entidades e Especialistas com importância relevante neste território.
O Grupo de Trabalho Estrada Nacional 12 (GT_N12) foi constituído pelo Conselho Metropolitano do Porto (CMdP) em 27 de Junho de 2014, tendo como responsável politico o Engº António Bragança Fernandes, Vice-presidente do CMdP e Presidente da Câmara Municipal da Maia. Integra quadros técnicos e/ou consultores dos quatro Municípios com jurisdição territorial sobre a esteira da Estrada Nacional nº12 e é coordenado pelo Prof. Arq. Manuel Correia Fernandes, M.I. Vereador da Câmara Municipal do Porto.
Estabilizado o Relatório de Lançamento foi acordado constituir um espaço polivalente de trabalho intermunicipal nas instalações da AMP, que se “batizou” como “Sala do Risco AMP” com o objetivo de configurar um "Caderno de Requisitos / Termos de Referencia", técnica e institucionalmente robusto para incorporar as ações sequentes tendentes à fábrica de projetos e sua concretização em intervenções no terreno.
Documentos relacionados:
Programa Metropolitano de Qualificação da Circunvalação – PMQUC
O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.
Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.
A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.