Os Municípios que integram a Associação de Municípios de Terras de Santa Maria apresentaram, na Reunião da Junta Metropolitana do Porto que teve lugar em 10 de Maio de 2013, uma proposta no sentido da elaboração de um estudo para a localização de interfaces de transportes, a sul do Rio Douro. Este estudo visaria permitir decisões sobre o ordenamento das diversas redes de transportes locais e, também, sobre a localização uma estação central de camionagem para operadores de longo curso que permitisse a articulação destes com as redes locais.
A proposta foi aprovada por unanimidade e o estudo foi encomendado à Empresa TRENMO, Transportes, Energia e Modelação.
Documentos relacionados:
Localização e Tipologia interfaces – Mobilidade na região Sul da AMP
O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.
Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.
A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.