O objetivo do trabalho descrito neste relatório foi refletir sobre a viabilidade do troço Oliveira de Azeméis –Espinho-Vouga da Linha Ferroviária do Vouga, designadamente pelo estudo da sua ligação e compatibilização com a Linha do Norte e consequente ligação ao Porto, analisando uma alternativa de intervenção ao nível do modelo de gestão, estimando o investimento no serviço e na infraestrutura, e avaliando a procura potencial, de forma a estudar a possibilidade da continuação do funcionamento da linha numa situação de melhor equilíbrio económico-financeiro, em alternativa ao encerramento previsto.
Tendo em conta este objetivo, a estrutura adotada para o documento foi a seguinte:
Documentos relacionados:
O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.
Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.
A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.