O projecto METREX EU CO2 80/50 é uma iniciativa para habilitar as áreas metropolitanas europeias para avaliar as suas emissões de GEE, através de inventários das principais fontes de energia e da sua utilização, bem como para explorar medidas efectivas de mitigação, através de cenários de acções colectivas com os ”stakeholders”.
As 18 regiões que participam neste projecto são: Athens, Bologna, Brussels, Frankfurt, Glasgow, Hamburg, Helsinki, Madrid, Napoli, Oslo, Ljubljana, Paris, Porto, Rotterdam, Stockholm, Stuttgart, Torino e Veneto.
A primeira fase deste trabalho consistiu na elaboração dos inventários das emissões e está resumida no relatório “Greenhouse Gás Emissions Inventories For 18 Europen Regions”.
Documentos relacionados:
O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.
Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.
A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.