Em 2007 a Área metropolitana do Porto celebrou de colaboração com o ICETA (Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares) da Universidade do Porto através do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), para a elaboração de um projecto de desenvolvimento de uma rede de parques metropolitanos, nos municípios que constituem a AMP, com duas linhas de investigação:
• Levantamento e caracterização de sítios incluindo Inventário bibliográfico e cartográfico, trabalho de campo, realização de inquéritos, elaboração de fichas por sítio e fornecimento de conteúdos relativos ao projecto para um portal a alojar em www.amp.pt.
• Definição de um programa de acção em função de tipologia de sítio incluindo a definição de Tipologias de parques (valor patrimonial, valor de oportunidade), Linhas Programáticas, Acções prioritárias e Elaboração de Cadernos de Encargos para sítios identificados como acções prioritárias.
Em 2009 foi apresentado o relatório final do projecto Rede de Parques Metropolitanos da Área Metropolitana do Porto.
Documentos relacionados:
O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.
Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.
A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.