O estudo “O TURISMO ENQUANTO FACTOR DE SUSTENTABILIDADE NOS PROCESSOS DE REVITALIZAÇÃO URBANA”, visa analisar case-studies e estabelecer cooperações entre cidades / regiões que contribuam para o robustecimento da actividade turística na Grande Área Metropolitana do Porto (GAMP). Este estudo foi realizado pela AMP em parceria com a SRU-Porto Vivo.
Uma cooperação entre cidades / regiões com vocação turística e com processos de reabilitação urbana em curso, visa avaliar e majorar as oportunidades que decorrem dessa articulação. Contribuirá ainda para concretizar o principal objectivo do trabalho que é encontrar exemplos de boas práticas ao nível da promoção turística e da prestação de serviços de apoio à actividade, bem como ao nível da constituição e actuação de entidades regionais de promoção do potencial turístico e funcional de uma região.
O estudo permitiu também avaliar a melhor forma de criar uma Entidade de Suporte à Actividade de Turismo na GAMP, como foi definido estrategicamente pela Junta Metropolitana, e encontrar o modelo mais eficiente para a sua actuação, quer em termos metodológicos, quer em termos da promoção do produto, quer em termos da sustentabilidade da função.
Neste âmbito pretende-se ainda criar um equipamento à escala da área metropolitana que dê corpo à estratégia concertada de política de turismo que está traçada e que possa acontecer como contentor dos serviços da Entidade de Suporte à Actividade de Turismo na GAMP.
O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.
Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.
A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.