O Turismo enquanto factor de sustentabilidade

nos processos de revitalização urbana

 

O estudo “O TURISMO ENQUANTO FACTOR DE SUSTENTABILIDADE NOS PROCESSOS DE REVITALIZAÇÃO URBANA”, visa analisar case-studies e estabelecer cooperações entre cidades / regiões que contribuam para o robustecimento da actividade turística na Grande Área Metropolitana do Porto (GAMP). Este estudo foi realizado pela AMP em parceria com a SRU-Porto Vivo.

Uma cooperação entre cidades / regiões com vocação turística e com processos de reabilitação urbana em curso, visa avaliar e majorar as oportunidades que decorrem dessa articulação. Contribuirá ainda para concretizar o principal objectivo do trabalho que é encontrar exemplos de boas práticas ao nível da promoção turística e da prestação de serviços de apoio à actividade, bem como ao nível da constituição e actuação de entidades regionais de promoção do potencial turístico e funcional de uma região.

O estudo permitiu também avaliar a melhor forma de criar uma Entidade de Suporte à Actividade de Turismo na GAMP, como foi definido estrategicamente pela Junta Metropolitana, e encontrar o modelo mais eficiente para a sua actuação, quer em termos metodológicos, quer em termos da promoção do produto, quer em termos da sustentabilidade da função.

Neste âmbito pretende-se ainda criar um equipamento à escala da área metropolitana que dê corpo à estratégia concertada de política de turismo que está traçada e que possa acontecer como contentor dos serviços da Entidade de Suporte à Actividade de Turismo na GAMP.



Caracterização da AMP


A AMP e o seu Território

O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.


A AMP e os seus Municípios

Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.


A AMP em Números

A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.


PÓVOA DEVARZIM VILA DOCONDE TROFA MAIA VALONGO GONDOMAR PAREDES MATOSINHOS PORTO VILA NOVADE GAIA ESPINHO SANTA MARIADA FEIRA SÃO JOÃODA MADEIRA OLIVEIRADEAZEMÉIS VALE DECAMBRA AROUCA SANTOTIRSO