Estudo Plano Ferroviário para a Área Metropolitana do Porto

 

O presente relatório tem por objetivo apresentar a estratégia ferroviária para a Área Metropolitana do Porto tendo por base uma reflexão estratégica sobre o futuro da rede ferroviária e do serviço dos suburbanos no Grande Porto enquadrando a definição e análise exploratória dos impactos das opções de expansão tidas como mais meritórias.

Os suburbanos do Porto apresentam uma implantação territorial e uma relação com a distribuição da população específica. Na área de atuação dos suburbanos do Porto evidencia-se uma lógica menos metropolitana e mais policêntrica já que o território é marcado por um conjunto de centros urbanos principais com lógicas próprias – Porto, Braga, Guimarães e Aveiro – e com interações intensas, envolvidos por áreas de transição (onde coexistem usos agrícolas com indústria dispersa) justificando uma procura mais intensa nas “pontas” das linhas e relativamente dispersa nas estações intermédias. Os serviços dos suburbanos devem reconhecer e reforçar esta lógica territorial, apostando em serviços rápidos entre os principais centros urbanos. A estratégia desenvolvida reconhece esta realidade e procura reforçar o carácter policêntrico da região equilibrando o serviço numa área com grande diversidade territorial e apostando no serviço às maiores densidades urbanas e de concentração de atividades. 

Esta reflexão é particularmente pertinente face à preocupação demonstrada pelo atual governo em apostar no serviço ferroviário, patente na reformulação da estratégia da CP, com destaque para a recuperação do material circulante imobilizado e aquisição de novo material circulante e que a médio prazo se estima aumentar a capacidade operacional da empresa. Verifica-se igualmente uma mudança de foco ao nível dos investimentos programados, deixando de incidir maioritariamente sobre o transporte de mercadorias para uma preocupação crescente com o serviço de passageiros, enquadrando um novo paradigma para os investimentos no sector ferroviário. 

A Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030 coloca o investimento na rede ferroviária nacional numa posição de destaque, tanto para as ligações internacionais como nas deslocações internas, respondendo às preocupações ambientais. Neste contexto são referidos os investimentos em alta velocidade para passageiros - ligação Porto-Lisboa, com prioridade para o troço Porto-Soure. A rede de alta velocidade que atualmente se encontra em discussão é pensada em bitola ibérica, o que permitirá uma maior integração da rede ferroviária e a utilização desta nova infraestrutura por outros serviços, traduzindo-se numa redução dos tempos de percursos para outras ligações a partir do Porto e Lisboa e que podem beneficiar parcialmente deste corredor mais eficiente. Ainda para passageiros referese a importância dada à ampliação da rede de ligações ferroviárias nacionais.

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