Os problemas associados às gaivotas urbanas não são novos na Área Metropolitana do Porto, existindo há já várias décadas e tendo-se vindo a intensificar nos últimos anos. Dentre os impactos negativos causados pelas gaivotas urbanas estão:
Considerando que é imperativo atuar para minimizar o desequilíbrio causado pelas gaivotas urbanas, foi estabelecido o Plano de Ação para o Controlo da População de Gaivotas nos Municípios Costeiros da Área Metropolitana do Porto. Este documento é fruto de um extenso trabalho experimental (censos de gaivotas, identificação de ninhos, rastreio de gaivotas por GPS e observação de comportamentos por câmaras de vídeo), de revisão bibliográfica e de discussão com diversos especialistas no tema.
Assim, o Plano de Ação para Controlo da População de Gaivotas nos Municípios Costeiros da Área Metropolitana do Porto compreende um conjunto de medidas agrupadas em diferentes pilares:
O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.
Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.
A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.