PLANO ESTRATÉGICO DE BASE TERRITORIAL DA AMP
O presente documento constitui o resultado da avaliação territorial levada a efeito no âmbito do processo de preparação do próximo período de programação dos fundos estruturais e constitui-se como o Plano Estratégico de Base Territorial da Área Metropolitana do Porto. Trata-se de um exercício de diagnóstico que não pretende ser exaustivo, nem tão pouco neutro, pois serve um propósito claro, previamente assumido, que o deve orientar: dotar a Área Metropolitana do Porto de um quadro estratégico de ação que permita maximizar e otimizar os impactos no território objeto da sua intervenção, decorrentes da aplicação dos fundos estruturais, durante o período de 2014-2020. Atento este objetivo central, foram consensualizados um conjunto de princípios orientadores do trabalho que deveriam estar presentes ao longo das diversas fases do processo da sua elaboração:
Favorecer o envolvimento e a participação dos parceiros institucionais mais relevantes e cuja ação é determinante em todas as etapas do processo de desenvolvimento regional;
Centrar a análise e avaliação, bem como mais tarde a estratégia e o plano de ação, nas prioridades da Europa 2020, concretizadas em objetivos estabelecidos ao nível europeu, nacional ou regional, garantindo assim a exigida coerência e alinhamento estratégicos.
A estrutura adotada para o documento reflete, consequentemente, o compromisso entre os pressupostos enunciados e os vetores relativos ao referencial da Europa 2020, às novas orientações da Política de Coesão e às estratégias nacional e regional, plasmados em três linhas de orientação, denominadas de “crescimentos”:
Crescimento Inteligente;
Crescimento Sustentável;
Crescimento Inclusivo.
O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.
Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.
A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.