PRIORIDADES TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO
A Área Metropolitana do Porto vai naturalmente aceitar o desafio perante o assumir de uma responsabilidade direta na articulação e gestão de projetos comunitários destinados aos seus municípios associados, os quais integram duas unidades territoriais de âmbito NUTS III, de acordo com o Decreto-Lei 68/2008 de 14 abril, que procede à definição das unidades territoriais com base nas NUTS III:
Unidade territorial do Grande Porto
Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.
Unidade territorial do Entre Douro e Vouga
Arouca, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra.
Como Inicio do processo de negociação com a CCDR-Norte, que por inerência de funções é gestora da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do NORTE (ON.2 – O Novo Norte), é apresentado um primeiro documento de trabalho - Prioridades de Desenvolvimento, aqui reproduzido para consulta, e sobre o qual será trabalhado e conducente à elaboração do um Plano Territorial de Desenvolvimento para o período 2007-2013, condição indispensável no acesso à modalidade de contratualização.
O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.
Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.
A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.