PROGRAMA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO
Como resultado do estudo iniciado em 2006, entretanto concluído, foi entregue na CCDR-N pela AMP (Área Metropolitana do Porto) o “Programa Territorial de Desenvolvimento 2007-2013” para as NUTS III do Grande Porto e de Entre Douro e Vouga. Este documento é composto por 4 volumes - Metodologia, Diagnóstico, Estratégia e Educação -, bem como um documento de trabalho (priorização de projetos) aqui não reproduzido. Este conjunto constitui o resultado de um processo desenvolvido pela AMP para consolidação da estratégia de desenvolvimento territorial, visando a concretização do “Plano de Acção Metropolitano de Serviços Territoriais”. Estes relatórios foram aprovados pelos Comité de Pilotagem e Comissão de Acompanhamento.
O desenvolvimento do estudo assentou num diagnóstico e, a partir deste, articulou-se a estratégia de desenvolvimento da AMP ao contexto de preparação das intervenções dos Municípios desta região no âmbito do quadro de programação comunitário formatado pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
Este contexto foi fundamental para o modelo seguido na construção do documento, na medida em que procura contribuir para um quadro em que seja efetiva a articulação entre as estratégias comunitárias, nacionais, regionais e da AMP.
Foram assim estabelecidas as prioridades relativas ao investimento, em matéria de políticas públicas, com especial relevo para o investimento a concretizar pelos municípios da AMP, a ser co-financiado pelos fundos europeus.
Acrescente-se que o PTD agora apresentado não corporiza apenas um plano ou um conjunto de prioridades, antes devendo ser entendida no âmbito de um rumo já traçado, o qual assenta no reforço da competitividade da AMP num quadro de maior coesão social e qualificação ambiental.
Documentos relacionados:
PTD Vol. 1 – Enquadramento e Metodologia
O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.
Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.
A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.