VENCEDOR

Topame Pesca - Transformação e Otimização através de uma Plataforma de Análise e Modelação Ecológica – (Póvoa de Varzim): nos últimos anos, um dos gastos que maior aumento significativo sofreu, quer do ponto de vista empresarial quer familiar, foi o combustível fóssil, afetando principalmente a atividade pesqueira, que encarrega pessoal com mais precariedade. A criação de uma start up de base tecnológica, onde é prestado um serviço mais focado para o setor primário da Pesca pode ser a solução para reduzir os encargos com o consumo de combustível, bem como ajudar na procura de peixe e essencialmente uma responsabilidade social para com estas famílias que tanto necessitam de ajuda.

2º LUGAR

DIAPOTEK - Gestão Terapêutica – (Gondomar): em 2012 foram gastos em Portugal perto de 500 Milhões de euros em medicamentos para o tratamento da Hipertensão e apenas 10% dos doentes conseguiu efetivamente controlar a sua tensão arterial. O problema surge da crença de que perante um problema de saúde basta tomar um medicamento para que este fique resolvido, no entanto na maioria das vezes surgem problemas relacionados com a medicação que distanciam o medicamento do seu objetivo. A DIAPOTEK - é um projeto inovador que surge com o objetivo de apoiar todos os intervenientes do circuito do medicamento.

3º LUGAR

WelcomeHOME - projeto cooperativo orientado para o apoio a pessoas em situação de sem abrigo – (Porto): o problema social que se pretende resolver é o número de pessoas em situação de sem abrigo na cidade do Porto e desmistificar alguns preconceitos relacionados com a população em questão permitindo que esta população tenha oportunidades de trabalho, formação adequada e acompanhamento psicossocial continuado através do turismo. Pretende-se desenvolver o Oporto QR-code que consiste em um tipo específico de código de barras bidimensional que pode ser digitalizado por smartphones ou tablets através da câmara em diversos pontos-chave da cidade (ruas, praças, cemitérios, monumentos e estabelecimentos comerciais), sincronizado com uma plataforma online que permita o acesso gratuito a informação cultural e curiosidades históricas, bem como informação relativa a eventos, restauração e comércio tradicional.

Restantes ideias finalistas

More Me – Design e Produção de Vestuário Feminino “Veste Fácil” – (São João Madeira): o quão difícil pode ser a tarefa de vestir, de trocar de roupa após o banho e o sentimento de ineficácia que daí pode advir a pessoas com mobilidade física reduzida. More me irá colmatar esta lacuna através da criação e produção de vestuário com design inovador, que se caracteriza pela facilidade de vestir e despir e com o qual, uma pessoa com pouca mobilidade física, seja capaz de realizar essa tarefa sozinho. O mote da marca é que esta possa ser usada por todos, não sendo diferenciadora e sejam minimizadas as consequências e dificuldades de situações temporárias ou permanentes de mobilidade.

 

YAY – Plataforma de apoio às terapias convencionais de crianças com ASD – (Póvoa de Varzim): as Perturbações do Espectro do Autismo (Autism Spectrum Disorders - ASD) são uma preocupação crescente para as famílias, educadores e profissionais de saúde de todo o mundo. A inovação baseia-se no desenvolvimento de uma aplicação, para as plataformas multi-toque existentes no mercado, iPad e Androide (software), bem como outras plataformas multi-toque com dimensões superiores que terão como público-alvo as escolas, clínicas e centros de terapias para Autistas/Aspergers, que apoiem a comunidade do autismo com ferramentas complementares às terapêuticas existentes, que se diferenciem, do ponto de vista tecnológico, das atualmente existentes no mercado.

REDON – Zero desperdício – (Maia): resposta a dois problemas sociais: um diz respeito ao desperdício alimentar e o segundo refere-se ao problema do desemprego junto dos jovens. A “solução” proposta é a criação de uma linha de compotas artesanais e ainda um serviço de acesso à comunidade associado a uma cozinha sustentável e saudável.

Feltrando - transformar a criatividade inclusiva em negócio – (São João Madeira): das limitações identificadas no apoio à reinserção social da população toxicodependente e alcoólica, emergiu a necessidade de criar uma resposta complementar, colmatando as lacunas existentes quanto à ocupação, formação, emprego e reinserção socioprofissional desta população. O projeto é de Design de Mobiliário e Acessórios de Moda, assente nos conceitos do Redesign e de Design Sustentável, onde o feltro é o protagonista.

Associação Desporto para todos (ADPT) – (Gaia): foco de atuação no Desporto Adaptado, voltado para a captação de jovens com deficiência e posterior integração nos circuitos de competição. As oportunidades de prática para as pessoas com deficiência são escassas, pouco divulgadas, e que as disponíveis privilegiam a atividade desportiva apenas e só - embora tal valência seja essencial - como ferramenta terapêutica e palco de recreação para estes cidadãos, vedando o acesso à alta competição paralímpica e à idealização do desporto como ocupação profissional. Pretende a ideia desenvolver uma cooperação estreita com profissionais e técnicos da atividade física adaptada para, de uma vez por todas, elevar o movimento paralímpico ao reconhecimento social e mediático que merece.

Bolsa Jovens Talentos - Apoio ao desenvolvimento de futuros valores de Portugal – (Porto): são as desigualdades de rendimento que contribuem como papel principal no défice da escolarização, sendo que muitas famílias, devido à sua situação económica, têm dificuldades no investimento na formação do seu progenitor com um talento latente. A Bolsa JT ao criar um mecanismo de apoio a jovens com perspetivas de futuras carreiras de sucesso, por meio da criação de uma plataforma on-line dinâmica e através do apoio de empresas privadas, pretende inverter o problema social da falta de apoio a jovens talentos sem recursos bem como em valorizar um futuro da sociedade Portuguesa, com uma estratégia concreta de crescimento de jovens.

Enroll a family - plataforma online de recrutamento em família – (Santa Maria da Feira): o problema social é respeitante a Emprego e Mobilidade. Não existe qualquer tipo de processo ou identidade que ajude as famílias na sua decisão de mobilidade. A inovação de produto assenta numa plataforma única, não existindo qualquer produto que combine as seguintes características: Família+Mobilidade+Emprego.





Caracterização da AMP


A AMP e o seu Território

O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.


A AMP e os seus Municípios

Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.


A AMP em Números

A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.


PÓVOA DEVARZIM VILA DOCONDE TROFA MAIA VALONGO GONDOMAR PAREDES MATOSINHOS PORTO VILA NOVADE GAIA ESPINHO SANTA MARIADA FEIRA SÃO JOÃODA MADEIRA OLIVEIRADEAZEMÉIS VALE DECAMBRA AROUCA SANTOTIRSO