SÍNTESE DO PROJETO REF-AMP

 O Projeto REF-AMP foi promovido pela Área Metropolitana do Porto no quadro mais amplo de uma estratégia para a ação social metropolitana, na qual o planeamento estratégico das políticas e da operacionalidade, a inovação e o empreendedorismo social são elementos estruturantes.

A coordenação científica e técnica do desenvolvimento do projeto e da sua execução material ficou a cargo de investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em parceria com o Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte, CESPU, CRL: Rui Serôdio, José Albino Lima e Alexandra Serra. A sustentação empírica que norteou todas as etapas do projeto foi sustentada pela participação efetiva de um espectro alargado de interlocutores relevantes no domínio, em todos os 17 municípios da AMP: vereações, corpos dirigentes e técnicos, parceiros locais de ação social.

Dois fatores assumiram um papel estruturante:

1 -  O Referencial Estratégico é, em si mesmo, um dispositivo com forte caráter operativo na medida em que as linhas de ação propostas concorrem para a promoção de uma gestão integrada, e em rede, da ação social metropolitana;

2 - O projeto foi fortemente estruturado em torno de metodologias de investigação aplicada que sustentaram a elaboração do Referencial Estratégico num processo amplamente participado entre os “agentes-chave” no âmbito da implementação das políticas para a ação social no quadro da AMP, designadamente nos municípios que a compõem.

Resultaram do Projeto REF-AMP vários produtos ou ferramentas relevantes para o planeamento estratégico da ação metropolitana. Entre estes, destaca-se o Referencial Estratégico para a Ação Social Metropolitana propriamente dito que define 4 Eixos Estratégicos Prioritários para a Ação Social Metropolitana, articulados entre si: Saúde e Bem-Estar, Empregabilidade e Qualificação para o Emprego, Inclusão Social, e Formação e Capacitação. Cada um destes é operacionalizado em Problemáticas Específicas e nas respetivas Respostas Operativas. O REF-AMP propõe ainda 6 Eixos para a Ação Social Estratégica, operacionalizados em Linhas de Ação que lhes são subordinadas. Estes eixos de ação estratégica são os seguintes: Monitor Social Metropolitano, Avaliação e Monitorização da Implementação, Avaliação do Impacto Social, Divulgação e Visibilidade Social das Ações, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Financiamento das Ações, Empreendedorismo e Inovação Social.

Resultou também do Projeto REF-AMP a definição do Perfil Estratégico da Ação Social na AMP, elaborado com base na análise dos conteúdos que compõem os dispositivos de planificação estratégica da ação social definidos no quadro local dos municípios da AMP. 





Caracterização da AMP


A AMP e o seu Território

O Porto, cidade com as suas referências inscritas na história, afirma-se hoje como cidade-pólo, embrionária da grande região que é hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Localizada no Litoral Norte de Portugal, a AMP abraça uma zona geográfica composta, actualmente, por 17 municípios contíguos, numa área aproximada de 2.040 Km2 com uma população residente a rondar 1.700.000 habitantes. Todos estes concelhos assumem as suas particularidades mas convergem numa complementaridade pela diversidade, na qual a AMP é, sem dúvida, um portador e promotor dessa coesão.


A AMP e os seus Municípios

Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.


A AMP em Números

A Área Metropolitana do Porto disponibiliza informação estatística que dá a conhecer as principais características da população, da habitação, da educação, do ambiente, da saúde e da dinâmica económica do seu extenso território.


PÓVOA DEVARZIM VILA DOCONDE TROFA MAIA VALONGO GONDOMAR PAREDES MATOSINHOS PORTO VILA NOVADE GAIA ESPINHO SANTA MARIADA FEIRA SÃO JOÃODA MADEIRA OLIVEIRADEAZEMÉIS VALE DECAMBRA AROUCA SANTOTIRSO