|
Booklet de Boas Práticas Sociais na Área Metropolitana do Porto
Uma das formas mais efetivas para evoluirmos enquanto sociedade é através da identificação e partilha de boas práticas que contribuam de forma positiva para o desenvolvimento socioeconómico. Neste documento apresentam-se algumas das boas práticas identificadas no âmbito do Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social (MIES), que tem como objetivo mapear iniciativas de elevado potencial de inovação e empreendedorismo social em Portugal. Estando o processo de mapeamento a meio da sua metodologia, não se pretende fazer uma profunda distinção qualitativa das iniciativas encontradas, mas sim apresentar algumas daquelas que reconhecidamente contribuem para o bem-estar e desenvolvimento socioeconómico da Área Metropolitana do Porto (AMP).
|
|
Caminhos para o Desenvolvimento da Inovação e Empreendedorismo Social na AMP
O Empreendedorismo e a Inovação Social encontram-se na agenda pública, sendo vistos como uma aposta de futuro, para a construção de uma sociedade com maior bem-estar e sustentabilidade.
Baseado nos casos de estudo de maior sucesso internacional na área, mas também de outros de áreas próximas como a inovação tecnológica, é possivel traçar os passos críticos a dar enquanto região, para que esta tenha sucesso na sua aposta no setor.
A região metropolitana do Porto encontra-se numa fase intermédia deste caminho crítico, tendo diversos desafios para abraçar na consolidação do setor, mas tendo já construído importantes resultados.
|
|
Linhas Estratégicas Orientadoras para o Desenvolvimento da inovação e Empreendedorismo Social na Área Metropolitana do Porto
É necessário saber olhar para além do curto prazo através de um novo paradigma de desenvolvimento, transversal a todos os Estados Membros e alinhado com uma missão clara: relançar a Europa no Mundo. Com este objetivo foi criada a estratégia Europa 2020 que define iniciativas emblemáticas e objetivos mensuráveis para se conseguir atingir um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Toda esta estratégia Europeia assenta em preocupações comuns por parte dos cidadãos europeus e daí, para ser bem-sucedida, tem de ser capaz de mobilizar os seus recursos e ativos a todos os níveis. Em especial é muito importante ter aqui em consideração o recente movimento de Inovação e Empreendedorismo Social.
|