Projeto Camelot
Os principais objetivos do projeto são a promoção do processo de integração económica, social e cultural da União Europeia, em particular através da coordenação entre cidades e áreas metropolitanas europeias e as instituições da UE com um envolvimento real dos cidadãos no processo de tomada de decisão.
O projeto será desenvolvido em conjunto por um total de nove parceiros:
- a Área Metropolitana do Porto,
- a Área Metropolitana de Barcelona,
- a Área Metropolitana de Milão,
- a ALDA – European Association for Local Democracy (que coordena o projeto juntamente com a Área Metropolitana de Milão)
- Citta' Metropolitana di Bari,
- Consiliul Local Al Municipiului Craiova,
- Verband Region Stuttgart Estugarda,
- Obszar Metropolitalny Gdansk-Gdynia-Sopot Gdansk
- Grad Zagreb.
Descrição do projeto:
Este projeto promoverá a coesão de áreas metropolitanas e cidades, partilhando conhecimentos sobre diferentes tópicos, em eventos internacionais organizados pelos parceiros.
O objetivo é construir uma rede temática de cidades metropolitanas europeias que permita a troca de experiências sobre a gestão dos fundos europeus e o papel das cidades metropolitanas no futuro da governação europeia, tendo em mente que a participação dos cidadãos no processo é fundamental.
Essa rede incluirá cidades metropolitanas com anos de experiência e outras instituições e realidades distintas.
ATIVIDADES DO PROJETO
1. Atividades de preparação
Conteúdo:
- Durante o primeiro mês do projeto, os parceiros discutirão o plano de ação do projeto e os aspetos técnicos e práticos da implementação do projeto, incluindo a organização e o cronograma das atividades locais.
Resultados esperados
- Serão tomadas decisões práticas relativas à organização, gestão e coordenação das atividades. Os parceiros também elaborarão um plano de comunicação para garantir uma boa divulgação do projeto.
2. Site
Conteúdo
- Será desenvolvido, no início do projeto, um site em inglês que será utilizado durante todo o período de execução e preferencialmente após o projeto, com vista partilhar documentação sobre participação cívica na governança local, sobre as atividades do projeto e para informar sobre as melhores práticas. Os parceiros participarão ativamente da manutenção do site, fornecendo documentação relevante sobre atividades locais e seminários internacionais.
Resultados esperados
- O site facilitará a partilha de informações sobre participação cívica e governança das cidades metropolitanas, além de promover a discussão sobre o tema através de um debate on-line. Desta forma, pretende alcançar-se e comunicar com um público alargado, despertando interesse nas iniciativas europeias bem como em oportunidades locais para a participação dos cidadãos na tomada de decisões.
3. Questionário
Conteúdo:
- Será preparado, pelos parceiros do projeto, um questionário, com vista a avaliar o conhecimento dos participantes e perceber o sentimento de pertença relativamente às instituições europeias. Será tida em consideração a variedade de atores envolvidos e serão adaptados ao tipo de evento que ocorrerá, bem como aos tópicos abordados nos eventos. Haverá duas versões do questionário: Um será distribuído antes do evento e o outro no final dos eventos locais e internacionais.
Resultados esperados
- Estes questionários serão preenchidos pelos participantes antes e depois dos eventos internacionais e locais e ajudarão a perceber o conhecimento inicial dos participantes e o impacto das atividades do projeto. Esses questionários também ajudarão a recolher observações e ideias para a participação cívica e serão uma ferramenta útil para medir o comprometimento dos participantes.
4. Atividades locais
Conteúdo:
- Cada área ou cidade metropolitana organizará atividades locais participativas, que envolverão cidadãos. Serão um momento para discutir um ou mais tópicos das conferências internacionais e reunirão cerca de 25 participantes de diferentes estratos (jovens, decisores políticos, estrangeiros que vivem nas áreas metropolitanas, etc.), com o objetivo de envolvê-los ativamente no processo de tomada de decisão das áreas e cidades metropolitanas.
- Os grupos-alvo são principalmente cidadãos e decisores políticos. Entre os cidadãos, deve ser dada uma atenção especial aos jovens, a próxima geração desta Europa, porque eles têm um papel central na construção da futura Europa. Outros atores que o projeto deseja envolver são associações comerciais e ONGs envolvidas na participação cívica, inclusão social, assuntos europeus, etc. Funcionários públicos e representantes locais eleitos dos municípios, áreas e cidades metropolitanas também devem participar, além de políticos ao nível local, regional, nacional e ao nível europeu. Esse amplo envolvimento permitirá que o projeto tenha um amplo impacto e represente um vasto espectro de interesses.
- Os eventos deverão criar um debate entre cidadãos e decisores políticos, permitira a disseminação de conhecimento e usufruir das experiências dos parceiros, identificando melhores práticas e soluções inovadoras para governança metropolitana e participação cívica na tomada de decisões.
Resultados esperados
- As atividades locais serão o ponto para um diálogo ativo entre os decisores políticos e os cidadãos ao nível local. Melhorar o resultado da tomada de decisões através da democracia direta criará um diálogo nas áreas metropolitanas e entre a rede de áreas e cidades metropolitanas, que partilhará e discutirá os resultados alcançados.
5-13 - Seminários internacionais
Conteúdo
- 9 Seminários Internacionais, cada um com uma temática própria; na AMP a temática escolhida foi: “As Áreas Metropolitanas e as Estratégias Integradas de Investimento”.
Todos os parceiros são convidados a participar ativamente nestes seminários adicionando algo “pessoal” ao projeto, partilhando o que é mais importante para eles e para seus cidadãos, tendo em mente que o principal objetivo do projeto é aproximar a Europa dos seus cidadãos, explicando o impacto que os fundos europeus têm e/ou poderão ter nas suas vidas.
Todos os parceiros devem participar ativamente nos eventos internacionais, contribuindo para garantir que esses eventos deixem uma marca o que será concretizado através da produção de ferramentas e resultados do projeto: publicação, site e vídeo.
A ALDA fornecerá apoio e informações sobre as melhores práticas para promover iniciativas de participação cívica nos níveis local e europeu. A conferência final encerrará com os resultados do projeto e proporá um acompanhamento para fortalecer, aumentar e expandir a rede de cidades metropolitanas. O projeto construirá uma rede de cidades metropolitanas europeias com o objetivo de aperfeiçoar a sua colaboração na governança local e participação cívica. Cada cidade poderá usar os eventos como uma oportunidade para aprender a lucrar mais em termos de crescimento e estabilidade com o uso de fundos europeus. Todos os países participarão no fortalecimento do sentido de cidadania e identidade europeia; os tópicos abordados neste projeto serão discutidos tanto na sua dimensão europeia quanto na perspetiva da participação democrática na tomada de decisões. A parceria abrange diferentes áreas europeias de leste a oeste, norte a sul, e isso permitirá um debate mais diversificado e multifacetado, o que garantirá a construção de uma verdadeira rede europeia.
14. Documentário
Conteúdo:
- Ao longo do projeto será gravado um documentário, que apresentará os vários parceiros e suas iniciativas para participação cívica. Centrar-se-á nos debates realizados a nível local e durante os seminários internacionais. Este documentário também deverá apresentar os resultados obtidos durante o projeto e será divulgado durante o evento final, ficando também disponível no site do projeto.
Resultados esperados
- O documentário será filmado para proporcionar uma melhor exposição do projeto e das iniciativas e atividades que cada parceiro realizará em relação à participação cívica e governança local. Isso fortalecerá a imagem da Rede de cidades metropolitanas e facilitará a comunicação do projeto a um público maior.
15. Publicação
Conteúdo:
- Será elaborada e divulgada aos participantes do projeto uma publicação que também estará disponível no site do projeto. Esta publicação apresentará os resultados do projeto e dos eventos locais.
Resultados esperados
- A publicação fornecerá uma melhor divulgação das atividades do projeto em relação à participação cívica e governança local e facilitará a comunicação do projeto numa escala pública maior.

Consulte aqui o relatório final do projeto.
Assista ao vídeo do projeto.