Situado a sul da AMP e pertencente ao distrito de Aveiro, o município de Oliveira de Azeméis destaca-se não só pelo património construído, de que é exemplo os castros de Ul e de Ossela, os moinhos, o Parque e a Capela de La Salette, os centros históricos de Oliveira de Azeméis e da Bemposta, mas também pelo património natural englobando os rios Antuã, Caima e Ul.
Em termos culturais é notória a importância de grandes figuras da literatura portuguesa do século XX, como Ferreira de Castro ou Eça de Queirós.
O município de Oliveira de Azeméis apresenta um tecido empresarial competitivo e inovador, com projeção nacional e internacional, destacando-se a indústria metalúrgica e metalomecânica qualificada como setor estratégico nacional.
Destaca-se igualmente o artesanato do concelho, de que é exemplo os trabalhos em cobre, peças em vidro, arte sacra, arte em madeira ou cestaria.
Devido à atividade dos moleiros presente em Oliveira de Azeméis o arroz e as farinhas são uma referência de qualidade que permitem a criação de produtos como o pão de Ul, regueifas e o arroz de febras de Cesar. O concelho tem uma gastronomia rica de que é exemplo o arroz de ossos da suã, os rojões, o anho à moda de Fajões, as rabanadas de Cesar ou as papas de S. Miguel.
Mais informações:
http://www.cm-oaz.pt/
SUPERFÍCIE
161,1 km2
POPULAÇÃO
68.611 habitantes
Freguesia de Carregosa
Freguesia de Cesar
Freguesia de Cucujães
Freguesia de Fajões
Freguesia de Loureiro
Freguesia de Macieira de Sarnes
Freguesia de Nogueira do Cravo e Pindelo
União das Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Macinhata da Seixa, Madail e Ul
Freguesia de Ossela
União das Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca
Freguesia de S. Martinho da Gândara
Freguesia de São Roque
Dados Estatísticos