Situado no interior norte da AMP, o concelho de Santo Tirso é detentor de um património cultural e natural bastante rico e diversificado. Atravessado pelo caudal de dois rios, o Leça e o Ave, o concelho é constituído por espaços verdes de excelência, destacando-se o Parque Urbano de Rabada, do Monte de Nª Srª da Assunção e do Carvalhal de Valinhas.
Santo Tirso caracteriza-se por ser uma terra de mosteiros e conventos, sendo indispensável a visita aos mosteiros de Roriz, de Singeverga (onde se fabrica o célebre Licor do mesmo nome), de Santa Escolástica (onde se observa a execução artesanal de bolachas) e de Vilarinho. Nos jardins da cidade são notórias as esculturas existentes que compõem o Museu Internacional de Esculturas Contemporânea, que funciona como polo aglutinador de projetos de arte contemporânea.
Com uma agenda cultural consolidada, Santo Tirso atrai anualmente inúmeros visitantes durante o Festival Internacional de Guitarra e das Feiras das Tasquinhas e de Artesanato, que não ficam indiferentes aos afamados pastéis “ jesuítas e limonetes “.
Mais informações:
http://www.cm-stirso.pt/
SUPERFÍCIE
136,6 km2
POPULAÇÃO
71.530 habitantes