A riqueza cultural e natural de Santo Tirso assenta na diversidade. Há muito para descobrir, sentir e experimentar ao longo de todo o ano. Propomos, em formato sugestão ou recomendação, visitas e/ou estadas, a fim de “coabitarem” com a autenticidade de tais fortunas.
Em Santo Tirso a presença do “VERDE” é constante. Cabe aos dois rios principais do município, sustentar tal cenário. O Rio Leça promove a união com a natureza enquanto o Rio Ave, circunda a cidade de Santo Tirso e deixa-se admirar pelas centenas de utilizadores do Passeio das Margens do Ave.
Usufruir dos Parques é um ótimo sinal de exigência de qualidade de vida. Temos “de sobra” bons e válidos motivos para percorrerem de lés a lés os parques existentes no nosso território.
A escolha não é fácil mas deixamos uma dica: comece pelo Parque Urbano Sara Moreira e evolua para os restantes. A deslocação pode ser realizada a pé ou de bicicleta. A opção é sua!
As Festas e Romarias, manifestações populares típicas deste pedaço de terra, a norte de Portugal, procuram alegrar e manter a tradição (dividindo-se de forma harmoniosa, entre o laico e o religioso, a paisagem rural e a industrial, o passado e o presente).
Santo Tirso alberga Mosteiros e Conventos. Estes espaços de profundo recolhimento estão abrigados e protegidos e oferecem, por isso mesmo, excelentes condições para retiros espirituais ou simplesmente, para descanso (sob condições muito particulares).
Com uma população jovem, dinâmica e culturalmente empenhada, Santo Tirso tem assistido, nos últimos anos, ao aparecimento de novos espaços noturnos de lazer. A vida no centro da cidade é contagiante e fervilha de emoções.
A oferta inscrita na Agenda Cultural convida a participar ativamente na programação.
O Festival Internacional de Guitarra, o Mercado Nazareno, Santo Tirso, Aqui é Natal, Palcos – Festival de Teatro Amador, o Santo Tirso, Ultra Trilhos, e outros tantos programas, com conteúdos de relevo, são CONVITES OFICIAIS E IMPERDÍVEIS.
O Museu Internacional de Escultura Contemporânea, expressão máxima da escultura contemporânea ao ar livre, é único e singular.
Atrevemo-nos a afirmar que, conhecer o museu, é um desígnio maior.
Estamos aqui à sua espera…!
Mais informações:
http://www.cm-stirso.pt/
SUPERFÍCIE
136,6 km2
POPULAÇÃO
71.530 habitantes
Freguesia de Agrela
Freguesia de Água Longa
Freguesia de Monte Córdova
Freguesia de Rebordões
Freguesia de Reguenga
Freguesia de Roriz
Freguesia de São Tomé de Negrelos
União de Freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira
União de Freguesias de Campo (S.Martinho), S.Salvador do Campo e Negrelos (S. Mamede)
União de Freguesias de Carreira e Refojos
União de Freguesias de Santo Tirso, Couto(S.Cristina e S. Miguel) e Burgães
Freguesia de Vila das Aves
União de Freguesias de Lamelas e Guimarei
Freguesia de Vilarinho
Dados Estatísticos